All for Joomla All for Webmasters
Endereço
RST 287 KM 100, N 1502
Santa Cruz do Sul, RS
(051) 3715-4678
Endereço
Rua Rio do Prata, N 1152
São Luis de Montes Belos, GO
(064) 3671-5044

Remoção de Óleos e Graxas

Os óleos e graxas são substâncias orgânicas de origem vegetal ou animal comuns em efluentes gerados por indústrias processadoras de alimentos como frigoríficos e laticínios, por exemplo.

Estas substâncias são quimicamente classificadas como ésteres de ácidos orgânicos, possuem baixíssima solubilidade em água e são raramente encontrados em águas naturais. Dentro dos sistemas de tratamento de efluentes, esses resíduos são responsáveis pela formação de uma espécie de crosta nas lagoas de tratamento, principalmente quando os sistemas preliminares aos biológicos (físico-químicos) não estão atuando de forma eficiente.

Esse fato, além de proporcionar um desequilíbrio no tratamento biológico do efluente, pode causar redução significativa na qualidade do efluente final, principalmente no parâmetro relacionado a óleos e graxas, fazendo com que o mesmo não cumpra os critérios estabelecidos para o seu lançamento.

Vários são os problemas relacionados à má degradação de materiais lipídicos em sistemas de tratamento de efluente, mas os mais evidentes e comuns são os relacionados abaixo:

  • Percepção de odores fétidos
  • Formação de uma densa camada (crosta) de gordura na superfície
  • Presença de larvas e proliferação de insetos
  • Redução do Tempo de Detenção Hidráulica (TDH) em lagoas
  • Agregação de outros sólidos em suspensão na camada gordurosa
  • Entupimento de tubulações

Os produtos desenvolvidos pela Biotrade auxiliam na redução de todos esses problemas aumentando a eficiência dos processos de decomposição de materiais lipídicos. Nossas formulações estimulam a multiplicação de microrganismos eficientes na degradação de lipídios (óleos e graxas) e, quando adicionados em sistemas biológicos de tratamento de efluentes (como lagoas, por exemplo) ocasionam a gradual remoção desses compostos, melhorando a qualidade do efluente e dos processos bioquímicos que ocorrem no sistema como um todo.