All for Joomla All for Webmasters
Endereço
RST 287 KM 100, N 1502
Santa Cruz do Sul, RS
(051) 3715-4678
Endereço
Rua Rio do Prata, N 1152
São Luis de Montes Belos, GO
(064) 3671-5044

Remoção de Sólidos em Suspensão

Os sólidos em suspensão são responsáveis, dentre outros fatores, por proporcionar uma coloração escura aos efluentes, e podem ser formados por compostos biodegradáveis ou não, devendo ser removidos para que o efluente final possa ser lançado novamente no ambiente.

Geralmente esses sólidos são primariamente retirados do efluente em processos físico-químicos, como flotação ou decantação.

Seguem-se a esses os sistemas secundários de remoção, tais como os sistemas aerados de lodos ativados, onde os sólidos de origem orgânica são convertidos em água, gás carbônico e biomassa em sistemas bioquimicamente eficientes devido à continua injeção de oxigênio. Há também os sistemas anaeróbios, nos quais parte dos sólidos são convertidos lentamente em gases como metano, gás carbônico, gás sulfídrico e também em biomassa (que é formada, porem, em quantidade muito inferior quando comparada com o processo aeróbio).

Entretanto, em sistemas que não possuem os tratamentos acima citados ou onde esses processos não estão funcionando de forma adequada, os sólidos em suspensão são arrastrados através de toda a planta, acabam atravessando as etapas finais dos sistemas biológicos (como lagoas, por exemplo) e atingindo os sistemas fluviais sem removidos satisfatoriamente.

Quando isso ocorre, além dos problemas relacionados à elevada concentração de sólidos em suspensão no efluente final, são observados em sistemas de lagoas o assoreamento com gradativa perda profundidade, tempo retenção e capacidade de estabilização da carga orgânica.

Para auxiliar na resolução desses problemas, a Biotrade oferece soluções biotecnológicas que permitem de acelerar o processo de consumo e conversão dos sólidos orgânicos, clarificando o efluente e o colocando dentro dos parâmetros de lançamento do exigidos pela legislação.